Check up anual

exames1

Ir ao médico anualmente depois dos 40 é indispensável, depois dos 50 – mandatório. Deve fazer parte de nosso calendário como feriados e datas de aniversários. Eu tenho a sorte de fazer consultas em casa para os casos mais simples, mas mantenho a sanidade do cônjuge tendo  clínicos externos. Se bem que não faço um exame sem antes reafirmar a necessidade com o marido. Pobres médicos externos!

Faço o agendamento no meu calendário particular já de um ano para outro e depois quando começam a aparecer os “lembretes de agendar consulta” no celular ou no computador, vejo qual clínico ganhará a preferência.

Este ano ganhou o oftalmologista. Parecia que havia sido ontem que tinha trocado os óculos porque o grau aumentara pouco. Só  que desde o começo do ano estava péssimo para ler, trabalhar ou cumprimentar os amigos porque as imagens não estavam tão nítidas. Resultado: grau aumentado tanto para longe quanto para perto e no conjunto, uma armação nova para o dia-a-dia e outra para o “suplente” de leitura. Agora com olhos de lince novamente, desde que com os óculos.

Depois a visita ao ginecologista. Sem vergonha alguma de falar sobre o assunto. Até porque como disse visitá-lo anualmente faz parte do meu “dever de mulher moderna” e com ele uma lista enorme de exames: sangue (uns tantos dentro deste pedido), urina, papanicolau, mamografia, ultrassonografia e outros.

Exames feitos, resultados disponíveis na internet, vem a parte de ler os resultados antes de levá-los ao médico. Queria conhecer alguém que não abra os exames e os entregue para o médico sem olhar antes. Eu não consigo! Alguns exames são enganadores, quando o resultado é positivo quer dizer que você não tem nada, e o nos negativos é que você tem  e começa a apreensão. Examino as radiografias da mamografia como se entendesse tudo e pudesse encontrar ali um ET. Ultrassom é bonitinho, aquele monte de fotos. Ainda bem que a ultrassonografia já vem com todas as anotações necessárias na própria foto: ovário direito, ovário esquerdo etc, etc.

Pior é o drama que a gente faz quando não entende os resultados. Eu, neste caso, não sou de buscar no google. Espero pacientemente (nem sempre) e busco as explicações no marido (excelente “site” de pesquisa médica neste capítulo). O máximo que procuro no google em assuntos médicos é a descrição de alguma doença. O resto busco em sites científicos confiáveis.

Bom, hoje foi dia de total alegria. Últimos resultados dos exames disponíveis no site do laboratório. Imprimo todos. Nem li pelo vídeo – direto pra impressora. Me reafirmo saudável, comprovadamente saudável! Como falado anteriormente  fui ao médico pelo dever e não por sentir qualquer mal-estar ou doença.

Resta agora entregar os resultados a quem de direito para avaliá-los e deixar já agendado a consulta do ano que vem! E agendar a próxima parada: dentista.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Check up anual

  1. Simplesmente fantástico Gi… é uma consciência que alguns não tem, outros deixam para depois ou não levam tão a sério. Acho que, um pouco com você, não procuro informações no google, as vezes a curiosidade sobre determinado assunto pode causar sérios danos. Quando a dúvida me é atroz, e a consulta marcada está longe, o que infelizmente é a nossa realidade, mesmo dispondo de planos de saúde particulares, não exito, corro para o computador e encaminho um email para quem? exatamente, para o seu marido ( risos) que tenho como um irmão, e claro que quando o assunto é ginecológico mesmo de longe,é sempre o meu norte. Muito bom o que você compartilhou, me faz lembrar que algumas visitas não podem mais ser adiadas… então, negócio é pegar o telefone e agendar; afinal de contas a Copa já está quase acabando! Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s