Não guarde nada para uma ocasião especial. Ocasião especial é cada dia que se vive.

brinde

Acabo de tirar esta frase num daqueles testes que aparecem diariamente nas suas redes sociais. Deverá ser a frase para 2017.

Houve um tempo sim que eu guardava algumas coisas para usar em ocasiões especiais. A blusa nova ficou no armário por anos esperando a ocasião especial. O lenço de seda que a amiga me presenteou no aniversário, esperando outra. A toalha de linho branca com renda esperando o jantar dos sonhos.

Bom, a blusa, na ocasião especial já não estava na moda e diria eu, um pouco apertada pelos quilos a mais da vida. O lenço de seda, nem lembrava mais dele, quando num dia de faxina geral do armário o encontrei e aproveitei para prender o cabelo que estava desmazelado e me atrapalhando. A linda toalha de linho branca foi dada de presente para uma colega, pois troquei de mesa e ela, nunca usada, foi fazer as vezes de toalha de todo dia, linda e imaculada, na casa da minha amiga.

Tudo certo que não precisamos sair de rainha da Inglaterra, com todas as joias da coroa, para ir ao supermercado, mas afinal, o que é ocasião especial?

Ocasião especial deveria ser tipo assim: Você chega cansada, arrasada, pés doloridos, cabelo desarrumado e precisa do seu banho urgentemente. Sua casa não tem banheira, ou se tem, ela está colada à parede, do lado oposto ao vaso sanitário e à pia (nada igual aos filmes que tanto gosta onde a banheira fica no centro do ambiente, tem torneiras douradas altas, mil sabonetinhos e velas ao redor). Dá para fazer disso uma ocasião especial? Acredito que sim. Leve seu celular para o banheiro (por favor, nunca faça selfie no banheiro, é um horror). Coloque a sua playlist ou um site de músicas suaves para tocar. Pegue uma toalha macia. Busque um sabonete perfumado que você goste, um óleo corporal.

Dá para deixar à meia luz (só a luz do espelho)? Deixe, se gostar. Não dá; não deu. Pronto. Nem por isso deixará de ser especial. Comece seu banho, tanto faz no chuveiro ou na banheira, com carinho, com atenção aos movimentos ao passar o óleo, o sabonete. Recorde do uso da câmera lenta dos filmes. Faça os movimentos devagar, com ternura, diferente do seu banho a jato de todo dia.

Lave os cabelos com delicadeza. Passe os cremes. Preste atenção ao que está fazendo.

Na hora de se enxugar, pegue sua toalha macia e somente a encoste em você e a deixe absorver a água de seu corpo. Agora não é hora de fazer esfoliação com a toalha! Ainda que seu corpo fique úmido, faça desse ato um momento de carinho pessoal. De você para com você. E assim com a roupa que for vestir em seguida. Dê preferência para algo macio, largado, livre, leve e solto. Ao final uma gota do seu perfume predileto. E “voilà”!  Linda para mais um dia.

Mais descansada? Ainda tem o jantar. Macarrão instantâneo? Sanduíche? O que quer que seja vai ser delicioso. Organize a mesa ou a bandeja se assim preferir. Cubra com uma toalha ou jogo americano do dia a dia desde que limpos. Xerete na internet como arrumar uma mesa linda. Você verá que com um prato, um copo, um guardanapo e um jogo de talher, poderá fazer coisas incríveis, só de arrumá-los diferente do que faz no seu dia a dia. Use uma fita, um laço, uma flor (ainda que artificial), um vasinho.

arrumar-mesa

Organizada a mesa seu ovo frito com tomate parecerá um banquete. Sente-se e deguste como se fosse um manjar dos deuses. Eu prefiro sem televisão. Só com música.

Há alguns anos fui visitar uma amiga que me deu uma grande lição de vida neste aspecto. Eu casada com filhos, ela solteira e viajante. Dois estilos totalmente diferentes. O apartamento dela era minúsculo, decoração simples, mas aconchegante. Ela havia me chamado para o jantar. Estranhei porque a cozinha era um balcão. Em vez da geladeira um frigobar, microondas e um fogão de duas bocas (destes que aparecem na televisão em programas de culinária). Eis que ela abre o frigobar e tira dois empadões individuais que  havia comprado nem sei onde, e uma salada. Enquanto colocava os empadões no microondas, retirou um enfeite que havia na mesa de canto redonda alta, colocou ao lado do balcão cozinha, buscou duas peças de jogo americano pequeno brancos de rendinha, um castiçal prateado com uma vela longa que estava junto às louças na cozinha, dois guardanapos coloridos decorados, talheres e, “tcharan”, uma mesa de jantar maravilhosa. Eu sentada no sofá, ela numa banqueta lateral. Um jantar de gala para duas amigas colocarem a vida em dia à luz de velas; uma salada e um empadão divino.

Aproveite seus momentos, sejam eles acompanhados ou não. Use seu melhor vestido numa noite de ovo frito. O ovo é seu! O vestido é seu! O momento é seu. A vida é sua. Não existe certo ou errado. Alguns podem achar estranho, mas eles estão lá fritando o ovo para você? Vão lavar seu vestido no dia seguinte? Não, não vão.

Não protele para um futuro incerto usar um presente ou algo que você tenha comprado. Faça você a sua ocasião especial, hoje!

momento1

Imagens – internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s